direção defensiva

Podemos definir que a direção defensiva é um dos conteúdos programáticos dos cursos de Centros de Formação de Condutor.

Porém, após o período de aprendizagem, diversos condutores adquirem vícios na direção e acabam esquecendo todas as lições que aprenderam no CFC.

A imprudência é a maior responsável pelos acidentes e a ocorrência de várias infrações de trânsito. 

Com o objetivo de diminuir essas taxas, diversos órgãos responsáveis criaram leis, que tem o objetivo de fiscalizar e veicular peças publicitárias com o objetivo de conscientização. 

Porém, adotar medidas de direção defensiva poderá representar uma simples mudança dentro dos hábitos dos condutores e fazem a total diferença dentro da segurança do trânsito.

Neste artigo, queremos lhe mostrar a importância do curso de direção defensiva, que poderá ser online ou presente. 

O curso tem o objetivo de conscientizar e atualizar os conhecimentos dos motoristas.

Afinal, o que é direção defensiva?

Levando em consideração que diversas infrações são causadas pelas falhas dos motoristas por falta de negligência, imprudência ou imperícia.

A direção defensiva será um conjunto de várias medidas de prevenção que têm o objetivo de visar a diminuição de acidentes e de suas consequências no trânsito.

Sempre preze pela segurança

Prezar pela segurança deve ser muito importante quando se fala em direção defensiva. 

Pois, se arriscar em ultrapassagens em locais proibidos, realizar manobras perigosas, aproveitar o sinal vermelho e deixar de usar sinalização são atitudes que podem causar um grande acidente.

Essas atitudes podem colocar em risco não apenas o veículo, mas para condutor e aos passageiros, e as demais pessoas que circulam pelas vias.

Respeite as placas

Todas as placas de sinalização não estão nas vias à toa, elas têm o objetivo de alertar, sinalizar as situações adversas, limitar a velocidade, entre outros. 

Respeitar os sinais e as placas de trânsito é fundamental e elas tem o objetivo de evitar acidentes e, além de evitar infrações e perda de pontos na carteira.

Mantenha a calma

Para muitos o trânsito é um lugar estressante e perder a calma pode ser muito perigoso. 

O stress leva ao tensionamento dos músculos, o que poderá comprometer as suas respostas em caso na frenagem ou se desviar de algo de forma rápida.

Manter a calma é uma dica muito importante de direção defensiva para os condutores. Portanto, sempre respirar fundo na hora que acontecer algo no trânsito.

Por que fazer um curso?

O curso online de Direção Defensiva terá um conjunto de diversas medidas que você poderá utilizar com o objetivo de prevenir ou reduzir os acidentes de trânsito. 

E compreender sobre a direção defensiva fará total diferença na hora de dirigir.

No curso, o condutor terá a oportunidade de rever diversos conceitos sobre o assunto ou até aprender novos conhecimentos e usar eles na hora do trânsito.

O veículo

Todo o veículo deve se dispor de diversos equipamentos e de sistemas importantes com a finalidade de evitar as situações de perigo que possam levar aos acidentes, eles são: 

  • Os freios;
  • Suspensão;
  • Sistema de direção;
  • Iluminação;
  • Pneus.

Outros equipamentos serão destinados para a diminuição dos impactos causados em casos de acidentes, como os cintos de segurança, o “air-bag” e a carroçaria.

É muito importante sempre manter esses equipamentos em boas condições de uso, pois eles são fundamentais para a diminuição de acidentes ou do impacto causado pelo acidente.

Via de Trânsito

Podemos definir que a via pública é a superfície por onde transitam todos os veículos, pessoas e animais, elas podem ser urbanas ou rurais.

Dentro do curso você verá sobre cada via e as suas características que devem ser observadas para diminuir os riscos de acidentes.

O Ambiente

As condições climáticas e naturais poderão afetar drasticamente a segurança do condutor e do passageiro dentro do trânsito. 

E sob estas condições climáticas, o condutor deverá adotar algumas atitudes que irão garantir a sua segurança e a dos demais usuários da via.

Outras regras gerais e importantes

Dentro do curso você verá que antes de colocar qualquer veículo em movimento, se deve verificar todas as condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, por exemplo: 

  • Cintos de segurança;
  • Encosto de cabeça;
  • Extintor de incêndio;
  • Triângulo de segurança;
  • Pneu sobressalente;
  • Limpador de para-brisa;
  • Sistema de iluminação;
  • Buzina.

Além de sempre observar se o combustível é suficiente para chegar ao seu local de destino.

Infração e penalidade

Sempre quando um motorista não cumprir os itens que são impostos pela legislação de trânsito ele está cometendo uma infração, e poderá ficar sujeito a penalidades previstas dentro da Lei.

As infrações de trânsito serão classificadas, pela sua gravidade, como sendo leves, médias, graves e gravíssimas.

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação

O curso também aborda sobre o artigo 150 do Código de Trânsito Brasileiro, que exige que todo condutor que não tenha curso de direção defensiva e primeiros socorros.

Sendo assim, deverá ser submetido ao curso, cabendo ao Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN a sua regulamentação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *