Ultrassom é o nome de uma frequência de som, maior do que a que o ouvido humano pode notar. Antes de entender sobre o equipamento é necessário entender como funciona o som.

O som é uma onda e precisa de um meio para se propagar, ao contrário de ondas como as eletromagnéticas, que são basicamente feitas de luz e não se necessitam de um meio para se propagarem.

Como o som necessita, ele se movimenta de forma mais veloz em ambientes mais propícios, ou seja, em ambientes com menor resistência, sendo assim, em meios mais densos podemos ouvir o atraso do som.

Mesmo que rápido – um exemplo clássico disso é quando em dias de chuva, ao olhar pela janela, nota-se um raio enorme, e 1 ou 2 segundos depois ouvimos o seu barulho, isso se dá porque a atmosfera apresenta resistência ao som e a luz não.

Máquina de ultrassom: composição e utilização

A máquina de ecografia é composta, comumente, usando um transdutor.

Para utilização de imagens de ultrassonografia, os sinais são recebidos por esse cristal, primeiramente em formato de ecos e é, logo em seguida, transformado em sinais, que são interpretados por um software que logo após traduz essas informações em imagens visíveis.

Aquela sonda, item que permite o contato direto com o objeto, funciona como receptor/emissor. Obviamente quanto maior for a frequência, mais resolução terá a imagem exibida no display, com mais detalhes das estruturas, densidade e composição das interfaces.

A ultrassonografia é um dos métodos diagnósticos por imagem mais versáteis e usuais, principalmente por sua fácil aplicação e por não utilizar qualquer tipo de radiação (como na tomografia e radiografia), ideal para acompanhar a evolução fetal.

Composição de transdutores

Conforme já mencionado, os transdutores são a peça principal da composição deste equipamento, existem 3 tipos deles, que são: o convexo (que possui variação entre 3 a 6 MegaHertz na sua frequência).

compressor de ar condicionado linear (que possui frequência variando entre 5 a 11 MegaHertz) e o convexo endocavitário (que possui frequência variando entre 5 a 11 MegaHertz,), comumente utilizado para exames de próstata e genitália feminina.

Por mais que pareça um dispositivo bem específico, eles estão presentes em variados produtos de uso comum, como:

  • Geradores;

  • Microfones;

  • Motores;

  • Extensômetros;

  • Termômetros;

  • Alto-falante;

  • Antenas;

  • Captadores.

Entre os transdutores existem 2 tipos, os passivos, que precisam de uma fonte externa de energia para ter algum sinal de saída, e os ativos, que geram uma tensão ou corrente em resposta a estímulos externos.

Saindo um pouco da área de uso comum, com objetivos fabris de detectar lacunas, inclusões, porosidades e outros tipos de problemas internos em estruturas diferentes, existe o aparelho de ultrassom industrial, um dispositivo essencial para determinadas empresas, pois realiza testes END (Ensaio Não destrutivo).

Trata-se de um recurso versátil por ser aplicado em uma gama muito grande de materiais, desde plásticos até metais. O mais importante é que durante a utilização não há danos estruturais.

Manutenção de transdutores

reparo de transdutores mais utilizados é em: restauração de material externo; reparo de cabeamentos e substituição de conectores. O serviço de reparo geralmente é prestado por empresas de equipamentos END e metrologia.

Caso seja um reparo por completo, o serviço é denominado de manutenção corretiva, pois restaura as características de fábrica do produto depois de apresentar algum tipo de falha.

O conserto de transdutores é necessário geralmente  por desgaste, queda, uso incorreto, vibrações excessivas entre outros fatores.

Fora a manutenção corretiva, existe também a forma preventiva, que consiste em analisar o instrumento tecnicamente e o serviço é feito.

Esse aparelho voltado para a industria, assim com o de uso médico, são aparelhos que usam uma tecnologia bastante explorada com processos

O aparelho de ultrassom é, sem dúvidas, um aparelho indispensável em vários setores, que usa avanços da tecnologia casada com estudo sobre como o som funciona para poder melhorar a vida das pessoas, entregando produtos que utilidades variadas mas que são essenciais.

A manutenção desses aparelhos parece ser um procedimento complexo em um primeiro momento, mas com a consultoria adequada é possível consertar o seu dispositivo e reaver a sua função como se fosse um novo, mas lembrando que essa consultoria deve sempre ser feita por um especialista ou uma empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *