O setor industrial é talvez o mais importante espaço de produção de itens para consumo populacional. Aqui no Brasil, por exemplo, as grandes empresas, sejam elas estatais ou privadas, necessitam de uma fábrica para a produção de seus itens.

Essas empresas podem estar inseridas em diversos segmentos, o que fazem com que os setores industriais sejam bastante diversificados.

Temos indústrias do ramo alimentício, automobilístico, siderúrgicas, indústrias têxteis, petroquímica e muitas outras. O principal foco do nosso artigo será apresentar operações que ocorrem em um setor específico, que são as indústrias metalúrgicas.

Faremos apontamentos de estruturas que compõem diversos segmentos, mas que também tem suma importância nas indústrias metalúrgicas. Dessa forma, continue com a gente e venha conferir!

Indústria de base

Para começarmos nossos apontamentos, precisamos contextualizar qual é o foco de produção desse setor industrial específico que falaremos a seguir.

As indústrias metalúrgicas estão inseridas na categoria de indústrias de base, que são indústrias com atividades voltadas para a produção para o consumo da população, mas também para a criação de itens, máquinas e trabalho com matérias-primas que serão aproveitados em outros setores industriais.

Essa categoria de indústrias de base remete a mais de um segmento, já que siderúrgicas, petroquímicas e outros setores também estão inseridas nesse contexto.

Principais produções

Assim como em qualquer setor industrial, as indústrias metalúrgicas operam incessantemente, e operam em tempo integral. As práticas desse setores são bastante amplas, mas o principal foco é em cima do trabalho com matérias-primas metálicas para a produção de itens metálicos, tais como:

 

  • Máquinas;
  • Chapas de aço;
  • Peças metálicas;
  • Barras de ferro.

Equipamentos CNC

Entre as principais práticas do setor metalúrgico estão as operações que visam o corte e detalhamento de peças metálicas. Existem diversas máquinas que trabalham nesse tipo de operação, de diferentes modos. Entre as principais máquinas estão os centros de usinagem e a Fresadora CNC.

Essa sigla significa controle numérico computadorizado, ou seja, os principais equipamentos de cortes em peças metálicas e trabalho de usinagem, como os tornos cnc presentes nos centros de usinagem e as fresas cnc presentes nas fresadoras, operam nos dias de hoje a partir de comandos computadorizados.

Naturalmente esses tipos de operações só foram possibilitados mais recentemente, a partir da descoberta e criação dos computadores e inserção das práticas de automação industrial nas fábricas, que permitiram que diversas máquinas fossem controladas e programadas por sistemas computadorizados.

Antigamente, essas máquinas eram comandadas manualmente ou mecanicamente. A mudança na forma, como máquinas, como a mini fresadora, passaram a ser controladas, permitiram uma série de benefícios para as operações, como maior precisão nos processos, automatização das operações, diminuição da necessidade do manuseamento dos operadores, entre outras coisas.

Sistemas importantes

Assim como em outros inúmeros setores industriais, as metalúrgicas necessitam da inserção de diversos sistemas fundamentais.

Entre os principais sistemas podemos citar os elétricos e hidráulicos, que são os principais responsáveis pela distribuição de energia (sistemas elétricos), e para a distribuição de água e trabalho com fluidos nos maquinários (sistema hidráulico).

Esses sistemas estão presentes em todos os ambientes industriais, até porque é impensável nos dias atuais uma fábrica que não seja movida à eletricidade e que não tenham água para abastecimento das máquinas e também para ingestão dos profissionais industriais.

A composição desses sistemas é formada por uma série de equipamentos e componentes importantes, que trabalhando conjuntamente permitem uma distribuição qualificada dos elementos mencionados.

Nos sistemas hidráulicos, por exemplo, é fundamental que os componentes operem para que a água chegue até os terminais adequados, e também para que fluidos líquidos possam ser utilizados em diversas máquinas.Na parte de distribuição d’água para os terminais industriais, existem diversos componentes dentro do sistema, como tubulação, sistemas de encanamento, caixas d’água, válvulas de pressão e também abraçadeira metalica, que é um item importante para a fixação dos tubos e encanamentos.

Uma abraçadeira metálica tem mais de uma aplicação nas indústrias, já que é um elemento que trabalha para que componentes e itens diversos sejam fixados, por isso você pode encontrar ele nesses sistemas hidráulicos, mas também em outros espaços que necessitam da presença deles para que dispositivos sejam fixados nas estruturas em que estão acoplados.

Para finalizar, falaremos de um componente muito importante desses sistemas hidráulicos, principalmente na parte do trabalho com os fluidos nas máquinas.

A Bomba submersível drenagem é um equipamento indispensável, já que é ela que faz com que a pressão dos fluidos seja o suficiente para se movimentarem nos componentes das máquinas, muito importante para que os fluidos exercem sua função principal nas operações industriais.