O Chiller refrigeração é um equipamento feito para a refrigeração em larga escala, utilizado em locais muito grandes ou com muitas pessoas.

Basicamente, utiliza-se água gelada para resfriar peças, máquinas, produtos ou simplesmente o ar de um ambiente, mantendo uma temperatura estável.

Assim, seu uso em aeroportos, shoppings e hospitais é comum, dada sua potência muito maior que a de um ar condicionado e estabilidade de temperatura, que apresenta poucas oscilações.

No entanto, o segmento que mais precisa desse refrigerador é o industrial.

Nas indústrias, há dois modos de utilizar esse sistema: descentralizado e centralizado.

Isto é, é possível que cada máquina que precise de uma temperatura baixa possua o seu chiller, em tamanho menor, mas também é possível que haja um sistema de refrigeração central, capaz de mudar a temperatura de todo o ambiente.

Torne a sua indústria segura

O climatizador de ar pode ser essencial para o funcionamento de uma indústria. Os funcionários, muitas vezes, sofrem com o trabalho diário em um lugar excessivamente quente e a consequências são diversas:

  • Náusea;
  • Dor de cabeça;
  • Desidratação;
  • Desmaios;
  • Câimbras;
  • Insolação.

Assim, em ambientes naturalmente quentes devido aos processos da fábrica ou aos produtos produzidos, a presença de uma unidade de água gelada é essencial.

Capaz de melhorar a produtividade e a força de trabalho, a instalação de um sistema de refrigeração é essencial mesmo quando não há fases da produção que exigem baixas temperaturas.

Já o chamado Chiller de placas é conhecido por seu uso na produção de cerveja e possui um funcionamento diferente da maior parte dos chillers existentes.

A água gelada, nesse caso, não flui por um cano, mas passa por várias placas, que vão sendo resfriadas.

Dessa forma, há menor gasto de água e a temperatura cai mais rapidamente. A capacidade desse tipo de refrigerador é medida por quantidade de placas que possuem.

Os chillers são usados até em construções provisórias, como circos ou grandes eventos. Isso porque ele tem uma potência de refrigeração do ar muito grande e é capaz de climatizar ambientes amplos sem grande esforço.

Além disso, muitas são as empresas que trabalham com o aluguel desse sistema, cuja instalação no ambiente é prática e rápida.

Quanto maior for o ambiente, mais vantajoso será optar por um chiller ao invés de um simples ar condicionado.

Alguns desses equipamentos contam com um mecanismo de controle via internet, chamado de Controle Lógico Programável (CLP).

A maioria deles possui uma pintura eletrostática Epóxi a pó, o que garante a fixação da tinta e proporciona um acabamento perfeito.

Quanto ao ruído, esses equipamentos quase não o apresentam, ainda que sejam muito potentes, o que é uma grande vantagem para o uso industrial, visto que o barulho é outro fator de desconforto para os operários.

É necessário que se faça a manutenção desses equipamentos regularmente: os filtros precisam de limpeza, assim como as serpentinas e as alhetas não podem estar coladas ou amarrotadas.

Além disso, os ventiladores contam com itens que precisam de lubrificação e as pás precisam estar funcionando na velocidade correta, isso precisa ser analisado.

Controle a velocidade do chiller

Quando se trata desse tipo de sistema de climatização, é impossível não falar de um Inversor de frequência.

O equipamento sempre é usado em conjunto com o chiller, sobretudo em grandes indústrias e seu principal objetivo é controlar a velocidade do motor, acelerando ou desacelerando seu funcionamento.

Assim, ele influencia no funcionamento de ventiladores e exaustores.

Usa-se o inversor de frequência por vários motivos, um deles sendo a economia de energia.

Às vezes, não é necessário que o refrigerador esteja funcionando em sua potência máxima.por isso, regular o motor pode ser essencial para evitar gastos desnecessários.

Além disso, usar apenas a velocidade necessária para o funcionamento correto diminui o nível de desgaste desse equipamento, precisando de menos manutenção, o que também configura uma economia.

Um conversor ou inversor de frequência transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica alternada variável.

Sua utilização variadores mecânicos e eletromagnéticos, reduz choques mecânicos na partida de um motor, leva mais precisão e controle sobre determinado equipamento e tem instalação simples.

No caso de refrigerados, o inversor geralmente é colocado ao lado ou dentro da caixa quadro do aparelho.

Assim, a regulação acontece de forma rápida e a resposta causada pela alteração de velocidade é vista assim que começa a acontecer, permitindo mais rapidez no processo de regulagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *