Você sabe o que são empilhadeiras? Elas são equipamentos muito utilizados em obras civis, na logística, em lojas de materiais de construção e outros. Este veículo industrial foi desenvolvido com a intenção de auxiliar o operário e substituir o trabalho braçal dos empregados.

Elas servem para empilhar materiais pesados e otimizam a movimentação de materiais em organizações e pequenas empresas. Elas consistem nos seguintes componentes:

  • Polia;
  • Mastro;
  • Correia de elevação;
  • Alavanca de controle do mastro;
  • Sistema hidráulico;
  • Plataforma de carregamento;
  • Garfo;
  • Chassi;
  • Compartimento motor;
  • Teto da cabina.

Como dito, empilhadeira é um veículo industrial que auxilia no movimento e transporte de grandes volumes de cargas.

Existem dois tipos de empilhadeiras: a empilhadeira eletrica, que é alimentada através de baterias elétricas, e a manual, que é operada através da força humana feita pelo operador.

Além disso, também há dois tipos de combustão: empilhadeiras movidas a gás liquefeito, que carregam mais carga que os equipamentos elétricos, e as empilhadeiras movidas a diesel, que possuem capacidade operacional maior que as demais.

Utilização das empilhadeiras

Elas são frequentemente utilizadas em processos logísticos e seu uso é muito comum nos âmbitos aéreo, terrestre, ferroviário e marítimo.

Para utilizar a empilhadeira, é necessário a presença de um operador de empilhadeira. Eles são responsáveis em retirar os paletes com material de produção e transportá-los para o estoque, manter as empilhadeiras em bom estado mecânico e de conservação e solicitam manutenção e abastecimento quando necessário

Um dos principais modelos é a hyster empilhadeira. Ela é de uma marca americana e é conhecida por ser altamente versátil e ergonômica.

Seu modelo está entre os mais vendidos e oferece alta produtividade como paleteira com torre. Sua capacidade de carga chega a quase 1.900kg e a velocidade máxima de elevação passa de 15m/s.

Além dela, a marca também possui modelos que são frequentemente utilizados na agricultura, distribuidoras de bebidas e galpões logísticos. É potente, eficiente e economiza combustível e possui o motor mais leve de sua categoria.

Para as empilhadeiras que utilizam bateria elétrica, a bateria para empilhadeira foi projetada para o uso neste equipamento e em transpaleteiras, plataformas de elevação, carrinhos de golfe, pequenos carros que fazem transporte de pessoas em hotéis ou resorts e outras aplicações.

Ela tem alto desempenho e boa vida útil mesmo sob uso constante e severas condições de trabalho. Ela é a principal peça das empilhadeiras elétricas, e por isso é importante estar atento a sua qualidade e origem.

Benefícios de uma bateria eficiente

Uma bateria eficiente garante que a máquina tenha não apenas alta durabilidade, como também possa exercer suas funções de maneira adequada, de modo que não deixe a desejar quanto à resistência e qualidade.

Ela reduz os custos com a manutenção, o que, por conseqüência mantém os lucros altos da empresa por não precisar fazer constantes vistorias e consertos.

Quando a empresa opta por não comprar ou ainda está crescendo é comum fazer o aluguel de empilhadeira.

Com o tempo, a empresa pode crescer e então poderá comprar empilhadeiras, de modo que seu negócio deslanche e tome conhecimento no mercado.

Existem diversas empresas que fazem o aluguel deste equipamento e é possível alugar diferentes modelos. Como dito, é possível encontrar empilhadeiras a combustão e elétricas.

As empilhadeiras à combustão utilizam fontes de energia como o diesel, gasolina e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo); possuem alta capacidade para a elevação de cargas pesadas e um baixo custo na manutenção. Além disso, possuem um alto nível de desempenho e boa dirigibilidade.

Já as empilhadeiras elétricas, utilizam baterias automotivas e possuem facilidade para realizar manobras em ambientes fechados e com pouco espaço.

São quase livres de ruído e possuem alta capacidade para armazenar energia, o que lhes possibilita um funcionamento duradouro de mais de sete horas.

A elevação do garfo e a capacidade da carga variam de acordo com o tipo de empilhadeira que será utilizada durante o processo.

As empilhadeiras garantem conforto e segurança aos funcionários durante sua jornada de trabalho e são utilizadas em diversos ambientes industriais como armazéns, fábricas, galpões e outros.

O valor para fazer o aluguel pode variar de empresa para empresa e é importante fazer uma pesquisa de preço antes de contratar os serviços.

Assegurar a qualidade das empilhadeiras é essencial para proteger o operador e evitar futuras dores de cabeças com problemas nas empilhadeiras.

Visto que elas irão carregar muito peso e serão utilizadas por um bom período de tempo, é importante garantir a qualidade do equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *