Para qualquer indústria ou empresa, que utilize cabos de aço em suas fabricações de peças para maquinários, é de extrema importância a organização.

Para não haver problemas posteriores, visto que existem vários tipos deles que podem ser usados em outras funções.

O cabo de aço, é constituído basicamente por dois ou mais fios enrolados ou entrelaçados, formando assim um único objeto.

Eles são feitos de arames, que juntos formam o aço. Os cabos de inox, são formados por arames austeníticos das ligas, que são antioxidantes e mais duráveis.

Podem ser encontrados dos tipos: polidos, galvanizados, inoxidáveis, revestidos e cordoalhas, cada um com uma característica diferente e para necessidades específicas.

Conheça algumas características de modelos de cabos

É de extrema importância contratar uma empresa, que oferece qualidade e segurança no trabalho e que tenha diferentes modelos, para todo tipo de máquinas, veículos ou até mesmo, carregamentos que exijam cabo flexível.

Os cabos de aço resistentes à rotação, são fabricados sem um acabamento, ou seja, sem polimento. Seguem os padrões mais altos de qualidades e são muito utilizados em siderurgias.

São recomendados para equipamentos, que necessitam de apenas uma linha de cabo de aço, fazendo com que a sua linha de elevação seja alta.

Os fios e cabos de aço inoxidáveis, são muito utilizados para trabalhos que necessitam de uma ótima resistência à corrosão.

Que ficam expostos ao ar livre e que podem pegar chuva, ventos e sol o dia todo, além de entrar em contato com materiais que podem danificá-los.

Como o ácido sulfúrico. Geralmente são usados em náutica para a movimentação das velas. Os cabos de aço para uso geral, são divididos entre duas categorias, os polidos e os galvanizados.

São utilizados para os mais diversos feitos, como em construção civil, extração de petróleo, gás, meio automobilístico, mineração e siderurgia.

Os cabos de aço polidos, são fabricados com arames e não possuem acabamento. Geralmente, são cobertos por uma camada de proteção de graxa, para maior desempenho e maior durabilidade do aço.

Não é recomendável o uso desse cabo de aço para fins de exposição ao tempo, visto que não há proteção anticorrosiva nele, tendo uma durabilidade menor e sendo recomendável seu uso interno em aparelhos.

Os cabos de aço galvanizado são fabricados com arames galvanizados à fogo, têm maior resistência à corrosão junto com maior durabilidade.

É recomendável que eles sejam lubrificados para um melhor desempenho, aumentando assim a sua vida-útil. São de maior utilização, em funções onde estejam expostos à chuva, vento e sol, por terem uma resistência maior do que os polidos.

Já os revestidos náuticos, são especialmente feitos para o contato direto com a água, são revestidos com uma camada de plástico, que ajuda na não oxidação e corrosão do aço.

Por último, as cordoalhas de aço são mais finas e utilizadas para fins mecânicos e de energia, sendo finas e maleáveis.

Dessa forma, conhecendo todos os tipos de cabo, fica mais fácil escolher qual é o mais ideal para cada tipo de trabalho, variando de resistência e nível de maleabilidade.

Saiba como manter os cabos organizados da melhor forma

Porém, é necessário organizar esses cabos para uma melhor fluidez no espaço de trabalho. Pensando na maior praticidade e organização dos cabos, os clips para cabo de aço preço acessível.

Os preços variam de acordo com o tamanho e modelo, são muito utilizados para prender um cabo a outro, levando mais segurança e organização na hora do trabalho.

Além de serem resistentes à oxidação e corrosão, oferecendo ainda mais segurança. Podem ser encontrados em qualquer loja de material de construção, sem dificuldade.

O moitão para cabo de aço é muito utilizado para segurar e deixar o aço pendurado, sendo bastante comum no uso de manutenção e limpeza de prédios, além de atividades de lazer como tirolesa.

O cabo de controle varia de acordo com onde vai ser instalado, visto que o desgaste pode ser maior ou menor dependendo do tipo de uso.

É recomendável utilizar o cabo de comando, para aplicações industriais e blindagem, oferecendo ótima flexibilidade em suas aplicações. O uso do cabo de aço é de recomendado visto que:

  • Tem uma boa resistência;
  • Ótima durabilidade;
  • Não oxida;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Seguro;
  • Bom acabamento.

Dessa forma, é interessante cotar e estudar todas as possibilidades de cabos de aço e seus acessórios, para obter maior desempenho e durabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *