As plataformas, mesmo com as distinções entre os tipos, visam atender as necessidades relacionadas a praticidade das pessoas.

São aplicadas nos mais variados setores, com uso direcionado principalmente para o transporte de cargas.

Ao transportar cargas pesadas sem os equipamentos necessários, a produtividade, ergonomia e até mesmo a qualidade do serviço são comprometidos.

É justamente neste cenário que as plataformas apresentam um grande suporte.

Tais benefícios também estão ligados ao maior acesso que determinadas plataformas promovem, tornando o trabalho mais flexível e ágil.

O que são plataformas hidráulicas?

A plataforma hidráulica apresenta aplicação comumente relacionada a veículos de auto socorro, ou seja, os guinchos, seja para a movimentação de equipamentos pesados, carga ou descarga.

Embora o funcionamento seja relativamente simples, é fundamental que apenas profissionais capacitados o efetuem.

O sistema de uma plataforma hidráulica para guincho permite que a base que constitui a plataforma seja movimentada, se transformando em uma rampa para o acesso a carga.

Posteriormente, a rampa volta ao seu estado inicial, enquanto a carga é estabilizada por meio de cabos de aço.

De forma geral, essas plataformas apresentam as seguintes características:

  • Mesa com piso em chapa antiderrapante;
  • Possibilidade de um único operador realizar carga e descarga;
  • Atua por meio de cilindros hidráulicos para elevar e inclinar;
  • Sistema operacional por meio de comando manual com alavancas transferíveis.

Por não requisitar de casa de máquinas e correias, os gastos com a manutenção, quando comparado com outros tipos de plataformas, é pequeno.

No entanto, ainda assim é necessário, principalmente para que o equipamento opere de forma adequada com grandes cargas.

Quais as vantagens da plataforma veicular?

A otimização dos veículos permite que as pessoas tenham mais flexibilidade na locomoção e neste cenário, plataformas veiculares, sejam elas retráteis ou elevatórias, desempenham um importante papel.

Para veículos urbanos de transporte, como ônibus e alguns tipos de vans adaptadas, a instalação da plataforma resulta na acessibilidade para pessoas com deficiência.

No que diz respeito ao setor industrial, a plataforma veicular retratil e elevatória, permite um manuseio reduzido de cargas, o que consequentemente, possibilita que menos avarias sejam causadas. Sendo assim, neste caso as vantagens encontradas são:

  • Transporte: permite a movimentação adequada do produto;
  • Velocidade: processos de carga e descarga mais velozes;
  • Necessidade de operação: aperfeiçoa a mão de obra pela possibilidade de operação de apenas um colaborador;
  • Variedade no uso: atende aplicações variadas, como cargas paletizadas e araras.

Conheça mais aspectos da plataforma retrátil

Essa plataforma pode ser instalada em tipos de veículos variados na indústria, desde caminhões, picapes, até pequenos furgões.

Dependendo do tipo de carroceria, será necessário efetuar alguns ajustes no momento de instalação.

Ao se tratar do processo de instalação, é interessante observar que dependendo do veículo, pode ocorrer tanto na traseira, quanto na lateral.

Todavia, normalmente ao se tratar de uma plataforma retrátil, sua instalação é na parte traseira.

O que são plataformas elevatórias?

No caso dessa plataforma, seu uso é comumente voltado para empresas de logística, construções, armazéns, entre outros setores.

Entre as principais funções de uma plataforma elevatória, está a capacidade de elevar, até a altura necessária, o profissional para realizar seu serviço.

Existem diferentes tipos, a plataforma elevatória articulada, tem alcance de 41 metros e comumente é aplicada em trabalhos horizontais e verticais.

Apresenta ainda, a possibilidade de ser utilizada para superar obstáculos no chão, por exemplo, para um serviço acima de caixas.

Já as plataformas mastros, referem-se a equipamentos mais compactos, podem ser usadas como elevadores, substituindo os andaimes de metal.

As plataformas tesouras tem o alcance máximo de 14 metros e a facilidade de seu manuseio, permite com que sejam utilizadas em locais estreitos.

As plataformas elevatórias telescópicas apresentam uma capacidade de carga e altura evidentemente superiores aos tipos citados anteriormente.

Sua capacidade de altura chega a 43 metros verticalmente e 24 metros horizontalmente.

São propícias para o uso em ambientes externos, principalmente locais íngremes.

O aluguel de plataformas elevatórias

Quem procura pelo aluguel de plataforma elevatória deve considerar principalmente qual é a finalidade da locação. Afinal, as capacidades podem variar, além dos recursos de segurança.

Ainda mais, as condições da empresa responsável pela locação devem ser avaliadas, como o período mínimo do aluguel, se há pacotes e os tipos de plataformas que podem ser alugadas.

Basta escolher a alternativa que melhor atenderá as necessidades de seu serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *