Os climatizadores revolucionaram o mercado, eles possuem características diferentes dos ventiladores e ajudam muito quem tem problemas respiratórios, como bronquites e rinites. Sem dúvidas, escolher o melhor modelo para climatizar sua propriedade é uma tarefa difícil.

Antes de tudo, é importante ter em mente quais são os sistemas de climatização disponíveis no mercado e qual deles se adequa melhor à sua necessidade!

Destacamos que esse equipamento não deve ser escolhido apenas no critério de potência de refrigeração do ambiente, mas também é importante levar em consideração a frequência com que o equipamento será usado, bem como a extensão do ambiente que precisa ser refrigerado.

Com essas considerações em mente, é possível filtrar as opções dos sistemas de climatização que são mais interessantes para o seu orçamento. Além disso, existem diversas fontes dos climatizadores. É justamente a combinação de ambos, que proporciona a qualidade da umidificação do seu local de trabalho.

A fonte de energia Biomassa funciona através da condução do calor sob granulados de madeira, à base de lenha. Trata-se de um sistema fixo, indicado para ambientes industriais. Já a bomba de calor geotérmica, é indicada para ambientes mais rurais, com extensão de terra, pois as bombas de calor são instaladas no solo.

Esse tipo de aparelho precisa de energia elétrica. Por sua vez o sistema solar térmico, vale-se de painéis solares e geradores para fomentar a climatização do ambiente. É o sistema mais econômico e seu uso é melhor aproveitado em épocas de temperaturas altas.

Utilizar sistemas diferentes pode promover um ambiente completo

O mais indicado é combinar o uso do sistema solar térmico com outros modelos de climatizadores, pois além de econômico ele deixa o ambiente mais higiênico.

O climatizador funciona quando é fixado ou móvel. Quando fixados, são mantidos em um local escolhido, no ambiente em questão, sendo possível cobrir ambientes pequenos e até mesmo instalações completas, tudo depende do tamanho e capacidade dos dutos de ar do climatizador. Por exemplo, o ar-condicionado, seja no modelo split piso ou modelo de teto, é uma das opções dos climatizadores fixos. Em contrapartida, a opção móvel tem a vantagem de poder ser transportado para vários locais. A desvantagem é que, geralmente, cobrem ambientes menores e, por isso, apresentam uma economia maior.

O ambiente também interfere no desempenho do processo de climatização. Portanto, considerar os detalhes do ambiente em que será instalado, garantirá o bom funcionamento do climatizador.

A qualidade do ambiente interfere no desempenho dos climatizadores

Confira algumas dicas muito úteis, na hora de considerar a dimensão da sua empresa:

  • Faça o levantamento de carga térmica de todos os equipamentos existentes no local. Considere as variantes como máquinas a quente, isolamento térmico nas paredes, quantidade de pessoas, tipo de atividade, iluminação, motores, pisos e telhado e assim por diante;
  • Determine a temperatura de bulbo seco e umidade relativa local;
  • Calcule a temperatura do climatizador;
  • Calcular a temperatura desejada no ambiente;
  • Calcular a vazão contendo as informações coletadas;
  • Adotar o número de renovações recomendadas para cada região.

Anotando e considerando essas especificações técnicas, dos tipos de climatizadores, as fontes de uso e as necessidades dentro dos ambientes em questão, é possível escolher com segurança quais são os melhores aparelhos para o seu negócio. Priorizando o conforto, a praticidade e a economia.

Existe uma linha específica de climatizador industrial, focado no resfriamento com alta capacidade de extensão e com grande capacidade para atender a um número elevado de pessoas. Esses tipos de climatizadores podem ser comprados ou alugados, tudo depende das condições que o ambiente da sua empresa proporciona. Existe o tipo evaporativo e o tipo com sistema de ar, essas opções interferem na potência do climatizador.

O climatizador evaporativo industrial, é utilizado em ambientes com um grande número de pessoas, gerando o resfriamento de uma área de até 850 metros quadrados. Já o modelo Portare, é portátil e pode ser levado para onde você desejar. A capacidade deste climatizador, é de resfriar uma área de no máximo 200 metros quadrados, e é uma boa escolha para quem possui empresas pequenas e com poucos funcionários.

O modelo Invent é instalado no teto, pensado para quem deseja colocar no escritório ou na sala de reuniões. Tem a capacidade de resfriar uma área de até 110 metros quadrados, pensado para empresas pequenas. Por fim, o último modelo de climatizador evaporativo, o Innovare é instalado na parede, podendo resfriar uma área de até no máximo 500 metros quadrados, ideal para lugares com bastante espaço.

Já o climatizador de Ar Industrial proporciona a diminuição da eletricidade estática, a redução da temperatura e o aumento da umidade. Isso interfere diretamente no local de trabalho, fomentando um local ideal para a produção. Esse tipo de climatizador faz uma ventilação em um reservatório de água. Depois de ser abastecido com água, o ar é puxado e devolvido ao ambiente. Proporcionando uma ventilação livre de poeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *