Conforme a norma NBR 11861:1998 da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, as mangueiras são classificadas como “Equipamentos de combate a incêndio”.

Este item é constituído por meio de um duto flexível composto por borracha natural e fios sintéticos.

Para que seja feita a correta escolha de um modelo de mangueira para combate a incêndio, é importante que se leve em consideração algumas das características básicas para aplicação, como:

  • Riscos envolvidos
  • Locação de instalação
  • Resistência à abrasão
  • Desempenho esperado (conforme o projeto de hidrantes)

mangueira de polietileno, por exemplo, é comumente utilizada em diversos segmentos do ramo industrial, sendo a preferida quando comparada aos demais tipos de mangueiras, já que possui características capazes de tornar sua instalação muito mais fácil e por possuir longa durabilidade.

Vantagens em utilizar a mangueira de polietileno

A utilização da mangueira de polietileno pead é bastante comum nas atividades que envolvem a capacitação e o transporte de líquidos, como sistemas e captação de água e irrigações.

Por conta do material utilizado na fabricação desse tipo de mangueira ser de baixa densidade, o produto possui uma densidade inferior do que a água. Dessa forma, pode-se fazer uso da mangueira de polietileno sem que haja a necessidade do uso de flutuadores.

Uma das maiores vantagens em optar pela utilização desse modelo é a sua facilidade de transporte e leveza, por ser um equipamento que oferece maior agilidade ao processo de instalação, dispensando a necessidade de grandes veículos para que seu transporte seja realizado. .

A mangueira de polietileno possui ainda grande resistência a agentes abrasivos e impactos, o que permite o transporte de outros líquidos, além da água, de forma fácil e sem que ocorram grandes desgastes.

Por fim, para que seja obtido o máximo de durabilidade e eficiência desse tipo de mangueira, é necessário que a fabrica de mangueiras seja informada de algumas especificações fundamentais para a sua fabricação.

Algumas das informações que devem ser passadas são:

  • O diâmetro desejado
  • O cumprimento que a mangueira deve ter
  • A classe de pressão
  • A aplicação onde a mangueira será utilizada

Tubos de polietileno: características e vantagens

tubo de polietileno ;e destinado à aplicação de linhas laterais em projetos de irrigação localizada, utilizando gotejadores ou microaspersores jets, linhas de distribuição (substituindo o PVC), de modo à reduzir a mão-de-obra do processo de instalação.

Algumas características desse equipamento são:

  • Fabricado na cor preta
  • Produzidos através de resina virgem de polietileno linear de baixa densidade
  • Estão de acordo com a norma ABNT NBR 11795

E apresenta ainda vantagens como:

  • Superfície interna extremamente lisa, reduzindo sensivelmente a perda de carga ao longo da tubulação
  • Possui excelente resistência aos raios ultravioleta

Mangueiras compressoras de ar: onde usar?

Os compressores de ar são voltados aos inúmeros tipos de atividades comerciais e industriais e, de modo a possuir uma ampla variedade de equipamentos, assim como componentes como a mangueira para compressor de ar, que apresenta a uma diversidade semelhante de tipos e modelos disponíveis no mercado.

Deve-se analisar todas essas variações e especificidades no momento de realizar a compra, já que estas podem afetar diretamente o desempenho do produto.

Esses equipamentos são extremamente úteis e de grande relevância em diversas atividades que apresentam facilidade ao manuseio e alta resistência.

Por conta desses fatores, como citado anteriormente, diversos segmentos da indústria fazem uso do compressor de ar como por exemplo, o automobilístico.

A mangueira para compressor de ar é comumente utilizada para a calibragem de pneus dos veículos, sendo tão versátil que até mesmo no segmento da construção civil os compressores podem ser utilizados até mesmo durante o processo de pintura.

Para que serve uma mangueira pneumática

É também construída para ser leve e flexível, de modo que seja fácil de trabalhar e para unir acessórios.

Construída com o intuito de ser flexível e leve, é ainda fácil de trabalhar e capaz de unir acessórios.

Pneumática é um termo referente ao movimento do ar, de gases, ou até mesmo do movimento do vento. Entretanto, uma mangueira pneumática no setor industrial é entendida como sendo uma mangueira capaz de conduzir gases em uma maior pressão do que a pressão atmosférica.

No setor da mecânica, pneumática constitui da aplicação de gases pressurizados a fim de executar um trabalho.

É maioritariamente usada em diversas ferramentas de poder, tais como chaves de ar, pistolas de pregos e brocas. Alguns sistemas hidráulicos trabalham ainda sobre o princípio da pneumática, como no caso dos freios a ar em determinados trens e aeronaves.

As mangueiras concebidas para conexões pneumáticas, bem como acessórios e válvulas pneumáticas, são inúmeras vezes feitos por meio de materiais plásticos, tais como o nylon, a borracha, ou ainda o cloreto de polivinilo (PVC).

As mangueiras pneumáticas com alta pressão podem ser feitas de plástico, como dito anteriormente, reforçado através de um revestimento de fibra ou de metal, com o intuito de reforçar ainda mais a concepção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *