No meio industrial, muitos equipamentos são utilizados. Cada um desses equipamentos possui uma função diferente e são destinados para um único objetivo: aperfeiçoar a produto final e elevar sua qualidade.

Sem esses equipamentos não é possível manter uma boa produção, eles são fundamentais e precisam funcionar corretamente. Para que isso seja possível, é fundamental que haja a manutenção preventiva e, em casos de urgências, a manutenção corretiva.

Este artigo falará um pouco sobre alguns equipamentos muito utilizados no meio industrial e sobre as manutenções que eles precisam.

A importância dos equipamentos industriais e sua manutenção

A cada dia a tecnologia da automação industrial se desenvolve mais e, com isso, é possível encontrar equipamentos para a produção industrial cada vez mais modernos e precisos.

Atualmente, a indústria não sobrevive mais sem esses equipamentos, o que significa que ela depende deles para garantir a qualidade de seus produtos.

Se uma máquina para por falta de manutenção, a produção também para e isso pode acarretar muitos prejuízos. A seguir, você poderá conferir alguns equipamentos usados pelas indústrias e sua manutenção preventiva e corretiva.

Um item bastante usado no meio industrial é a solda por fricção rotativa.

Esse equipamento possui uma soldagem feita com pressão que é acionada por meio do contato de uma parte em rotação contra uma parte fixa. Isto gera um calor necessário que possibilita a fusão das peças, por meio de um processo rápido e de grande hermeticidade.

É um tipo de solda bastante recomendada para peças plásticas cilíndricas e é realizada em máquinas automatizadas de alta tecnologia.

Elas também permitem um controle preciso de profundidade, velocidade e posicionamento da soldagem de cada peça, com muita segurança e exatidão. Apesar de ser um equipamento moderno e muito simples de usar, a solda também precisa de manutenção preventiva e sua manutenção traz benefícios como:

  • Preservação do funcionamento;
  • Detecção de problemas precocemente;
  • Troca de acessórios;
  • Previne a inutilização definitiva.

Alguns equipamentos industriais e sua manutenção

Outro equipamento bastante utilizado, principalmente no setor de eletricidade é a bancada para testes elétricos.

Esta bancada é muito utilizada para realizar diversos tipos de análises como testes de alternadores e dínamo, teste de regulagem de tensão, medidas de componentes elétricos como boninas, diodos, condensadores, resistências, cabos de vela e dentre outros.

A manutenção preventiva da bancada é importante por conta de diversos fatores. Um deles é o fato de que essa bancada possui a função de mostrar o funcionamento correto de itens relacionados à eletricidade. Caso não esteja em perfeito funcionamento, não é possível realizar esses testes, o que acaba por afetar no produto ou serviço final.

Ao procurar por empresas de usinagem no abc, é possível encontrar equipamentos e serviços de manutenção para equipamentos industriais, como no caso da inversora de solda.

Este equipamento possui uma estrutura eletrônica semelhante a um computador e sua eletrônica é baseada em 4 componentes, sendo Capacitor, IGBT, diodos e transformador.

Esse tipo de solda possibilita, por exemplo, a soldagem de materiais úmidos por conta de armazenamento incorreto, e isto é possível aumentando a corrente de solda de forma automática por um curto espaço de tempo.

Apesar de toda a sua tecnologia, é de suma importância que a manutenção preventiva seja realizada neste equipamento, pois isso permite que essa solda funcione adequadamente e evita gastos maiores com a sua perda.

Mas não é apenas nesses equipamentos que se faz necessária uma correta manutenção, o aquecedor a gas, item muito utilizado no meio industrial para o armazenamento e aquecimento de água, também precisa de manutenção preventiva.

Se este equipamento for danificado, pode trazer muitos prejuízos, inclusive prejudicando a integridade física de colabores e pessoas que estejam próximas.

Aliás, a nr 13 é uma norma criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece algumas diretrizes quanto ao uso de alguns itens industriais como caldeiras e vasos de pressão. Ela visa garantir as estruturas físicas desses equipamentos, cabendo às empresas manter a integridade de suas estruturas.

O meio industrial deve sempre se preocupar em utilizar bons equipamentos para sua produção, no entanto, mais do que se preocupar em ter os melhores equipamentos, é se preocupar em garantir o bom funcionamento destes para que problemas futuros não ocorram.

Isto é garantir qualidade para o produto final e conservação de todos os equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *