O vidro é um material versátil e inovador que tem muitas aplicações. É um componente essencial de inúmeros produtos que usamos todos os dias, na maioria das vezes, sem notá-lo.

Em alguns casos, ele pode ser tão imperceptível que é ideal sinalizar sua presença, colando um adesivo para porta de vidro, por exemplo, que ajuda a visualizar que a entrada de um local possui uma barreira.

Para muitas pessoas, o vidro traz à mente o material claro, duro e liso que usamos para janelas ou utensílios de cozinha.

No entanto, o que chamamos de “vidro” é, na verdade, um material mais complexo que pode conter diferentes propriedades químicas com formatos e distribuições amplas.

A sílica (dióxido de silício), na forma de areia, é um dos principais ingredientes na fabricação de vidro, que é uma combinação disso e de carbonato de sódio (Na₂CO), juntamente com calcário (carbonato de cálcio).

Dizer que o vidro é responsável por grande parte dos avanços tecnológicos não é um exagero.

Utilização do vidro

Em altas temperaturas, o vidro é estruturalmente semelhante aos líquidos, no entanto, quando exposto à temperatura ambiente, ele se comporta como um sólido. Sendo assim, o vidro pode ser derramado, soprado, prensado e moldado em diversas formas.

O vidro é utilizado na seguinte lista de produtos:

  • Embalagem (frascos para alimentos, garrafas para bebidas, etc.);
  • Utensílios (copos, prato, taças);
  • Habitação e edifícios (janelas, fachadas, isolamento, telhados, etc.);
  • Design de interiores e mobiliário (espelhos, divisórias, mesas, prateleiras, etc.);
  • Eletrodomésticos e Eletrônicos (portas de forno, telas de computador, smartphones);
  • Automotivo e transporte (para-brisas, componentes estruturais de carros, aeronaves, etc.);
  • Tecnologia médica, biotecnologia;
  • Proteção contra radiação (radiologia) e raios gama (nuclear);
  • Cabos de fibra ótica (telefones, TV, computador: para transportar informações);
  • Energia renovável (vidro de energia solar, turbinas eólicas).

Os exemplos citados são apenas alguns, da maior variedade possível de elementos ou objetos que podem conter vidro em sua formulação.

Uma garrafa de vinho, um telhado de vidro, uma cristaleira, as janelas de um carro ou a própria tela que é utilizada para a leitura de uma informação, são os exemplos mais fáceis de demonstração do vidro no cotidiano das pessoas.

É possível perceber outras vantagens que o vidro oferece. Uma delas é no seu uso em ambientes diversos, permitindo maior entrada de luz.

Esse mesmo benefício ainda oferece a possibilidade de decorar um local de forma mais aconchegante, tal como o uso de cortinas para regulagem de luz ou mesmo o uso de manta termica para telhado que regula a temperatura de um cômodo.

O vidro é um material sustentável, totalmente reciclável, que proporciona grandes benefícios ambientais, como a contribuição para a amenizar as mudanças climáticas e a economia de recursos naturais preciosos.

É também muito apreciado em muitas aplicações pela sua natureza estática e pelas suas contribuições para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

Tudo isso é possível graças às inúmeras propriedades da substância de vidro.

O que é a fibra de vidro?

A fibra de vidro é leve, forte e menos quebradiça. A melhor parte da fibra de vidro é a sua capacidade de se moldar em várias formas complexas. Pode ser encontrada em pequenos filetes avulsos ou em um tecido de fibra de vidro preço, que fornecem uma série de aplicações.

A fibra de vidro é amplamente usada em banheiras, aeronaves, coberturas e até mesmo em produtos para beleza.

As características principais da fibra de vidro são:

  • Material de baixo custo;
  • Bastante flexível;
  • Mais forte do que alguns tipos de metais;
  • Não é um material magnético;
  • Não é um material condutivo;
  • Pode ser moldada em diversas formas, mesmo que complexas;
  • Boa resistência química.

A fibra de vidro é durável, segura e oferece alto isolamento térmico – é possível encontrar tecido de fibra de vidro aluminizado que contém o calor e evita a radiação em áreas industriais.

A fibra de vidro não apenas fornece um isolamento melhor, como também ajuda a proteger o maquinário, conservando a energia e garantindo a segurança da força de trabalho profissional. Assim, ela é um dos materiais preferidos nas indústrias.

Nesse cenário, as fábricas são grandes clientes de um fornecedor de fibra de vidro, são somente pela compra para produção interna de produtos, mas para uso em sua estrutura e maquinários, aumentando a segurança do pátio fabril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *