A indústria é conhecida por ser um dos setores que mais trabalha em ambientes agressivos, isto é, com grandes variações de temperatura, substâncias tóxicas, espaços confinados, atividades com calderaria, entre outros aspectos.

Por esse motivo, é essencial criar condições para melhorar a circulação de ar dentro do local, bem como promover melhor qualidade de vida aos trabalhadores, que passam horas executando trabalhos na indústria.

Uma alternativa muito viável é a instalação de um sistema de refrigeração industrial.

Por meio de equipamentos de refrigeração e ventilação, é possível melhorar o ambiente de trabalho e colaborar com a saúde do trabalhador, com aumento do conforto térmico.

Além disso, também é possível permitir um melhor funcionamento das máquinas industriais, bem como favorecer a preservação dos mantimentos e permitir a estocagem de produtos.

Importante pontuar que dependendo do setor industrial, como é o caso dos frigoríficos e indústrias do ramo alimentício, pode haver a necessidade de um ambiente ainda mais resfriado.

Essas condições podem ser garantidas por meio da instalação de câmara fria, que é um equipamento especialmente projetado para otimizar o armazenamento de produtos perecíveis.

Em geral, as câmaras frias operam em temperaturas entre 0 a 18 graus Celsius, ou em função de congelamento (abaixo de 0 graus Celsius).

Por que realizar a manutenção dos equipamentos de refrigeração industrial?

Diante da importâncias dos equipamentos de refrigeração industrial para a produtividade do setor e para a saúde dos colaboradores, é preciso investir em ações que mantenham o bom funcionamento dos aparelhos e visem minimizar falhas de operação.

Além disso, problemas em máquinas climatizadoras, como o climatizador de ar, podem ser responsáveis por aumentar os custos com energia elétrica e, consequentemente, gastos desnecessários.

Sendo assim, os procedimentos de manutenção de equipamentos de refrigeração industrial envolvem uma série de medidas de prevenção e reforma. Os principais tipos de manutenção recomendados são:

  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva programada;
  • Manutenção corretiva não programa.

Todos os equipamentos de refrigeração industrial devem passar pelas medidas de manutenção, incluindo as câmaras frias, os climatizadores de ar, o chiller industrial e as máquinas de ventilação.

Instalação dos equipamentos de refrigeração industrial: a garantia do bom funcionamento

Mesmo com a adoção de medidas para a manutenção dos equipamentos de refrigeração industrial, é imprescindível ter cuidados com os procedimentos que envolvem a instalação das máquinas.

Isso porque qualquer operação incorreta na hora de instalar pode ser o suficiente para gerar danos e problemas de funcionamento.

Essa recomendação vale para todos os tipos de equipamentos e máquinas de refrigeração industrial, incluindo os procedimentos de instalação de ar condicionado.

Aliás, não só nas indústrias é preciso ter cuidados com as maneiras de instalação, mas até mesmo em residências, o ar condicionado deve ser instalado em conformidade com as recomendações do fabricante e seguindo as especificações técnicas.

No caso específico da refrigeração industrial, algumas máquinas e equipamentos precisam ser instalados de acordo com as normas e legislações vigentes.

A NR 12, por exemplo, versa sobre todas as condições essenciais para as máquinas e equipamentos industriais, com disposições sobre a forma de instalação, manutenção e operação de cada uma delas.

Além dos equipamentos mais convencionais de refrigeração industrial, vale a pena ficar de olho na instalação de outros itens, como é o caso do bebedouro industrial. Se não instalado corretamente, ele pode conter vazamentos, o que também irá gerar gastos para o setor.

Empresas especializadas em instalação e manutenção industrial

Atualmente, o mercado conta com uma infinidade de empresas especializadas, que realizam procedimentos de manutenção e instalação industrial.

Contudo, antes de entrar em contato com um desses estabelecimentos, é recomendável que o cliente faça uma pesquisa prévia, verificando a qualidade dos serviços prestados, bem como o reconhecimento da empresa no mercado.

Dessa maneira, é possível escolher o local que melhor atende às necessidades de cada cliente, levando em conta a garantia do serviço prestado, as condições de pagamento, a rapidez na execução dos procedimentos de manutenção e instalação, e a qualidade técnica e profissionalismo dos colaboradores.

Ademais, é importante verificar se a empresa especializada em instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração industrial também conta com uma assistência técnica, para atendimentos emergenciais e, ainda, se cumpre corretamente todas as normas técnicas para os serviços na indústria.

Com isso, tem-se a certeza de fechar um negócio seguro e de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *