A indústria é muito grande e por meio dela nós temos acesso aos mais variados tipos de produtos e bens de consumo. Mas para que seja possível a fabricação de tantos produtos e em uma quantidade suficiente, é necessário utilizar diversos tipos de máquinas e ferramentas.

Para elas, também é importante a utilização de peças, assim como o emprego dessas peças em produtos. Toda essa facilidade é possível por causa da evolução tecnológica e do investimento da indústria em peças e equipamentos que agreguem valor e qualidade ao produto final.

Este artigo falará um pouco sobre a fabricação e o uso de peças vindas do metal, bem como seu uso na indústria. Acompanhe.

A fabricação de peças de metal na indústria

A indústria metalúrgica é o setor responsável pela fabricação de diversas peças utilizadas pela indústria. Por meio da metalúrgica é realizada a extração, transformação e aplicação de metais como ferro, prata, ouro, entre outros.

Dentro da metalurgia, podemos encontrar as siderúrgicas, os serviços de usinagem etc. As siderúrgicas são empresas dedicadas a realizar os tratamentos dos aços e ferros fundidos.

Já a usinagem é a responsável por dar acabamento a uma peça metálica de acordo com as especificações passadas. A usinagem faz uso de diversos processos como:

  • Serramento;
  • Aplainamento;
  • Torneamento;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Brocamento;
  • Eletroerosão.

Além desses, diversos outros processos podem ser utilizados e tudo vai depender das especificações de fabricação de uma peça. Durante a fabricação das peças, existem alguns processos que podem ser realizados.

Um desses processos visa a prevenir a oxidação, que consiste em um desgaste provocado pela ferrugem, um desgaste causado pela umidade. Um dos procedimentos industriais contra esse problema é a galvanização,

A galvanização é um processo industrial adotado pelas fabricantes de itens que utilizam algum tipo de metal em sua composição. As telhas galvanizadas, por exemplo, são fabricações que utilizam metal galvanizado para prevenir os danos provocados pelo tempo.

O processo de galvanização é realizado por meio da aplicação de uma camada de zinco à superfície do material. Isso impedirá o contato do metal com qualquer tipo de agente oxidante, evitando os danos provocados em um metal oxidado.

Mas dentro da metalurgia, diversos tipos de metal são utilizados. Cada um desses tipos é destinado a uma função diferente ou à fabricação de um produto diferente e possuem características que estão de acordo com as peças em que estão sendo empregados.

Mas além dos tipos mencionados anteriormente, outro tipo de metal bastante utilizado pela indústria metalúrgica é o cromo. Trata-se de um metal aplicado largamente nos processos de eletrodeposição, ou seja, deposição de cromo metálico sob uma superfície.

Esse procedimento também protege contra os danos causados ao longo do tempo aos metais, tornando-os oxidados.

Mas além de fabricar peça de metal, a indústria também faz uso delas de diversas maneiras. Podemos dizer que isso acontece em todos os segmentos da indústria, pois o metal é utilizado, inclusive, nas máquinas e ferramentas presentes no dia a dia da indústria.

Confira, a seguir, algumas utilizações do metal na indústria.

A utilização do metal por parte da indústria

Além de fabricar a indústria também usa o metal para a composição de seus produtos. Um dos setores industriais que mais utilizam é a construção civil, que sempre está em busca de distribuidora de aço inox. ]

Isso acontece porque os produtos de aço inox podem ser empregados nas obras da construção civil de diversas maneiras, como, por exemplo, em telhados, janelas, portas, escadas, corrimãos dentre outros.

Trata-se de um material bastante resistente e que pode estar presente em diversos locais de um projeto. O aço inox também é muito utilizado pelas fabricantes de eletrodomésticos, pois é um material muito durável e fácil de limpar.

Um barra de aço inox também pode ser bastante utilizada pela construção civil para compor as estruturas de uma obra ou dar acabamento, como no caso de corrimãos. Existem diversas funcionalidades para esse material na construção civil e tudo irá depender da necessidade da obra.

No entanto, algumas utilizam esse tipo de barra principalmente para estruturar os projetos, já que são muito resistentes e não enferrujam com o tempo, por serem inoxidáveis.

Aliás, a procura constante por barra de aço inox preço prova que uso do metal é importante e sua fabricação indispensável tanto para indústria como para todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *